Plantas Arquitetônicas: Esteja legal.
- Por Fábio Almeida
- 11 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Legalizar o imóvel
Uma das funções da prefeitura é direcionar o crescimento da cidade de forma planejada e organizada. Desta forma, para que ela tenha esse controle, algumas modificações no imóvel ou uma nova construção devem ser regularizadas neste órgão público. Caso contrário, o proprietário estará sujeito à multa e, no caso de estar construindo, ter a obra embargada.
No Rio de Janeiro, a responsável por essa fiscalização é a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU). Dentre as exigências para a regularização está o Projeto Arquitetônico do imóvel assinado por um profissional habilitado.
Construir ou reformar
Por outro lado, ao construir ou reformar é essencial que todas as ideias sejam traduzidas em um Projeto Arquitetônico. Detalhes como tamanho de cômodos, posição das janelas e estilo da fachada devem estar bem claros no projeto inicial, para que tenha-se um resultado excelente após a obra.
Assim, em um projeto desse tipo, nós da F Edificações, em conjunto com o cliente, iremos transformar todas estas ideias em um projeto arquitetônico, essencial para guiar a sua obra.
O projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico é formado por um conjunto de desenhos que descrevem com precisão cada detalhe da construção. Dessa forma, o conjunto completo contempla planta baixa, corte longitudinal e transversal, fachada, planta de cobertura e planta de situação.
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
Para dar legitimidade ao projeto, o engenheiro responsável pelo projeto deve emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica. Provando, desta forma, que este foi realizado por um engenheiro habilitado. Outro documento com a mesma função é o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), emitido por um arquiteto habilitado.
Benefícios para seu estabelecimento
1. A legalização é necessária para que você consiga comercializar o imóvel.
2. Proporciona mais segurança e qualidade à sua obra.
3. O projeto é requisito durante o processo de legalização do seu imóvel junto à prefeitura.
Comentários